quinta-feira, 20 de março de 2008

Campo de Ourique - Comerciantes pagam estacionamento a quem faz compras a pé

O 'Pedishopping' consiste em criar percursos pedonais junto às lojas aderentes, divididas por sectores temáticos como Decoração, Moda, Gastronomia, Crianças, Beleza & Saúde ou Gourmet, promovendo o comércio tradicional e dissuadindo a utilização do transporte individual.
Integra-se num projecto mais abrangente (MobQua) que visa fomentar a mobilidade sustentável no interior dos bairros, através de meios leves (deslocações a pé ou de bicicleta).
«Andar a pé faz bem à saúde e ao ambiente», disse à Lusa o coordenador técnico do MobQua, João Teixeira, uma iniciativa que abrange três cidades europeias e está a ser liderada por Lisboa.
O 'Pedishopping' arrancou em Janeiro com sete lojas aderentes, mas em apenas dois meses passou a integrar 87 estabelecimentos comerciais
Maria João Freitas, directora da revista Campo de Ourique Shopping, foi a grande mobilizadora da adesão das lojas. «Foi relativamente fácil convencer os comerciantes porque se trata de um produto irresistível. Cada loja tem apenas de comprar 25 euros em senhas, que equivalem a 50 horas de estacionamento, para oferecer aos clientes que gastarem mais de 25 euros em compras. Em troca, passam a figurar num mapa que vai sair esta semana e que divulga os estabelecimentos», contou à Lusa.
A escolha de Campo de Ourique deveu-se a dois motivos: por um lado, devido ao estacionamento anárquico que se verifica no bairro e que importava travar e, por outro, devido ao seu potencial como «centro comercial a céu aberto».
Para comparar a dimensão, João Teixeira, cita o exemplo das Amoreiras que contam com cerca de 100 lojas.
Maria João Freitas acrescentou: «Este projecto permitiu resolver o principal problema, que era o estacionamento. Agora, Campo de Ourique oferece estacionamento gratuito, como qualquer centro comercial, com a vantagem de se fazerem as compras num cenário muito mais atraente, que permite descobrir o bairro e passear».
Para resolver o problema do estacionamento, os promotores do projecto decidiram recorrer a um parque subterrâneo no centro do bairro (debaixo da Igreja do Santo Condestável) que «era muito pouco utilizado».
João Teixeira adiantou que a baixa taxa de utilização se devia principalmente ao facto de o parque ser «muito pouco conhecido».
Foi feito um acordo com a empresa gestora do parque no sentido de se obter condições vantajosas para quem faz compras no bairro, através da aquisição de senhas por parte dos lojistas.
«Quem gastar 25 euros tem direito a uma hora de estacionamento gratuito e os lojistas assumem o compromisso de divulgar a iniciativa com um autocolante na porta».
O próximo passo é a distribuição de 20 mil mapas com percursos que assinalam as lojas aderentes, identificadas pelo nome e por uma cor correspondente aos produtos/serviços que comercializam.
Os mapas vão ser distribuídos sob a forma de encarte, em postos de turismo e em hotéis.
«Este é um bom exemplo de uma parceria público-privada em que todos ficam a ganhar sem gastar praticamente dinheiro. As lojas conseguem publicidade gratuita e o parque angaria mais clientes», considerou o responsável do projecto.
O MobQua contou com um financiamento comunitário de 100 mil euros e está a ser desenvolvido desde Janeiro de 2007.
Além do 'Pedishopping', foram criados sete circuitos de PediBus (grupos de crianças que vão a pé para a escola segundo um percurso predefinido e acompanhados por adultos), envolvendo três escolas básicas de Campo de Ourique e Alvalade, tendo sido percorridos até ao momento 1500 quilómetros.
Para um outro circuito ('Bikebus') foi seleccionada uma escola secundária em Alvalade (Escola Secundária Rainha D. Leonor).
inLusa

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